sexta-feira, 5 de setembro de 2008


vida de modelo


Cheguei dez minutos antes, como diz o figurino, mas já tinham dezenas de caras esperando para serem entrevistados. A ordem era de chegada, ia sendo entrevistados os candidatos a medida que ia chegando. O que iria acontecer lá dentro eu saberia em minutos.

Enquanto eu esperava ia conferindo quanto tempo os outros candidatos demoravam dentro da sala de fuzilamento (hehehe). Percebi então que aqueles que demoravam mais tinha despertado maior interesse para a equipe que fazia a seleção.

Esta hora eu me perguntava: Será que vou demorar? O que posso fazer pra conseguir a atenção deles? Será que vão gostar do meu material fotográfico? Será que realmente tenho perfil? Acho que aquele outro candidato tem um perfil melhor que o meu, será?

Quinze minutos depois chegou a minha hora de ouvir de frente o que a banca de selecionadores me falariam. A sala tinha uma tela branca voltada para três pessoas sentadas e uma câmera fotográfica com uma lente enorme. Parei em frente a tela, sorri, cumprimentei a todos e logo fui informado qual campanha seria realizada e em seguida me perguntaram sobre os trabalhos que eu tinha feito. Fui perguntado também o que gosto de fazer e pediram para resumir em uma palavra a minha personalidade. Pediram para eu tirar a camiseta e desfilar ate determinado ponto na sala. Após todas essa dissecação, pediram para eu voltar vestir a camiseta e logo após tiraram uma foto polaróide para melhor identificar os candidatos. Apartir daí fui informado que essa equipe entraria em contato assim que terminassem todo o processo de casting.

E assim terminou mais um das dezenas de castings que participei. Na maioria das vezes os castings são programados, com data e horário marcado. Agora, o mais difícil mesmo é ter disponibilidade de tempo. Alem disso, tem que se ter muita persistência e dedicação porque nessas semanas de moda que surgem pelo país a fora, como a do Capital Fashion Week que acontecerá de 17 a 20 deste mês, pode-se passar o dia inteiro num casting ou seja, se tiver trabalhando é bom pedir logo um dia inteiro de folga pro chefe.

E como se não isso fosse o bastante, ainda tem-se um cachê muito baixo para tanto sacrifício. Estou me referindo ao mercado de Brasília, claro. Para se ter uma idéia, se for selecionado para uma sessão de fotos que duram muito tempo (quatro, sete, oito... e por aí vai) pode-se faturar (modelos masculinos) uns 60, 70 reais e isso muito depois de alguns dias (eu diria até meses) depois que se fez todo o trabalho de fotos. Então, posso afirmar também, não é nem um pouco seguro contar com essa graninha aí mensal. Estou excluindo aí os trabalhos que não são remunerados, que acontece em boa parte dos trabalhos feitos com modelos, principalmente para os considerados “new faces” (modelos que estão começando no mundo da moda).

O mercado de Brasília tem crescido muito ultimamente, várias agências arregaçaram as mangas e hoje fazem um trabalho com afinco para construírem a moda aqui na capital. Não é mil maravilhas, mas já melhorou muito! A cultura de moda está sendo criada, por exemplo, muitas lojas, aqui da capital mal tem assessoria de imprensa para fazerem um trabalho de divulgação com os produtores de moda que tem se desdobrado para convencerem os lojistas que a utilização de suas roupas em fotos traria benefícios aos lojistas.

Quem estiver realmente interessado, deve estar disponível realmente cem por cento nesse mundo da moda, que como em qualquer outro ramo, exige bastante do interessado. Inclusive o de estar preparado a receber vários “NÃO” nos castings em que participa, sem falar das críticas que ouvimos. Acho até que as meninas escutam mais que nós, do tipo, as pernas são longas demais, precisa emagrecer...e por aí vai. E ouvir um NÃO realmente é coisa comum e que pode desanimar qualquer um sem muitas pretensões de seguir essa carreira, sem falar na possibilidade disso ir gerando ou aumentando uma baixa estima terrível.

Mas diante disso tudo acho que o segredo é ir confiando em sí próprio, ir tentando aqui e acolá e sempre descobrindo as nossas próprias limitações. Existe mercado para todo o tipo de perfil, novos, velhos, altos, magros, fortes, baixos, o importante é não desanimar porque hoje eu também posso garantir que em Brasília existe um bom mercado de moda, a pesar de todos os percalços.

Nenhum comentário: