terça-feira, 2 de setembro de 2008


Lo mejor de la musica latina



Algo que me fascina é a cultura hispânica e a música então, nem se fala! Engraçado que nem sempre fui assim, antes me sentia arredio ao sons originarios de nosso continente latino-americano, por quê? Por puro desconhecimento, preconceito bobo mesmo de que de nada tem serventia. Mas como isso já passou, hoje só posso dizer que tenho encontrado boas descobertas quando o assunto é música latina.

Alguns dias atrás estava numa roda de amigos conversando sobre esse assunto e alguém falou de longe que desconhecia cantores latinos (especificamente os de língua espanhola). O que pode ser uma surpresa, é a coisa mais comum de se ouvir. Então, eu aproveitei meus conhecimentos sobre o assunto e citei entre tantos, Julieta Venegas.

Essa meia Californiana/EUA e meia mexicana, Julieta Venegas mostra músicas que nos remete ao pop/rock norte-americano com muita dose folclórica do México. O que pode parecer estranho traz novidade aos ouvidos, algo que outra pop star aqui da região faz muito bem também, estou me referindo à Shakira, claro.

Comecei conhecer Julieta pelo seu terceiro disco chamado Si de 2003, que lhe garantiu inclusive o Grammy latino de rock. Foram nesses CDs que ouvia sem parar “Lento”, “Andar conmigo” e “Algo esta cambiando”.

Depois disso, fui consumindo tudo que encontrava de Julieta, até esperar novo lançamento que veio só em 2006 com “Limon y Sal”. Esse cd trouxe novos hits como “Me Voy”, “Eres Para mi”, “ Limon y Sal”.

E agora em 2008, Julieta aparece com o acústico de todas essas músicas. É delicioso ouvir esse cd, sem falar que é um prato cheio para aqueles que não conhecem o trabalho da cantora. Tem vários elementos típicos como o arcodeon, além de piano, violão de corda e muita percussão.

Mas de toda as músicas nada se compra a ótima “Ilusión” que teve participação da nossa Marisa Monte. É estonteante, fantástica, simplesmente linda. Daí quando estamos nesse estado de transe sonoro aparece “Me voy” para fechar com chave de ouro essa obra deixando qualquer ouvinte com a sensação de quero mais.

Aos desavisados então, aqui vai um aviso: Julieta é uma pequena parte de uma rica cultura latino-americana que está pulsando como nunca e que sem dúvida nenhuma merece todo o crédito e elogios que se possa fazer.


Nenhum comentário: