segunda-feira, 22 de setembro de 2008


Na cidade sem meu carro?



A foto aí em cima mostra mais uma segunda-feira na capital. E para comemorar o Governo Federal abraçou à campanha Internacional "Na cidade sem meu carro" comemorado todo dia 22 de setembro. Mas quem realmente pode aderir?

A idéia é muito boa, mas a nossa realidade é outra. Para quem mora em Brasilia isso se torna inviável porque temos distâncias longas, setorizadas e a inexistência de ciclovias. E por falar em ciclovias...o debate vai longe, olha só o que o jornal CorreioBraziliense acabou de publicar:

"A capital da República, concebida com ares de vanguarda, preocupou-se ao longo dos anos apenas com a mobilidade sobre quatro rodas — morador de Brasília é cabeça, tronco e rodas, diz o ditado. Mas aqueles tempos eram outros. E eles mudaram. A cidade inchou. Abraçou 2,3 milhões de habitantes e mais de 1 milhão de carros. Lamentavelmente, dizem os especialistas, as políticas públicas de trânsito e de transporte não evoluíram na mesma velocidade.

Somente a partir do ano passado a necessidade de ciclovias sensibilizou o governo local. Hoje, o DF tem 42km de pistas exclusivas para ciclistas: Jardim Botânico/São Sebastião, Estrada Parque Paranoá (Varjão ou DF-005), Samambaia e Itapoã (veja arte ao lado). Mesmo tendo começado tão tarde — em comparação com outras capitais —, o DF já consegue algum destaque. Os 42km de ciclovias existentes aqui são muito menos do que tem no Rio de Janeiro (140 km de ciclovias) e Curitiba (122km), mas bem mais do que oferecem capitais como São Paulo (23,5km) e Belo Horizonte, com 22km. Em comum? As cinco capitais ainda não conseguiram integrar as ciclovias com o sistema de transporte público."

Mas como bom defensor do meio ambiente aqui vai uma dica: Se você realmente não pode se desfazer de seu carro no dia de hoje, pense entao em reduzir algum outro impacto em que você diretamente causa ao meio ambiente. Reduzir o uso de sacolas plásticas por exemplo pode ser uma delas. o que acha?

Ou será que para isso precisaríamos do dia "Na cidade sem sacolas Plásticas? :-)



Nenhum comentário: