sexta-feira, 16 de maio de 2008

Cultura: Cannes 2008 - e o tapete foi aberto...



Nesta ultima quarta-feira (16 de maio), o mais badalado evento de cinema em que apresenta diretores anônimos à badalação da industria cinematográfica mundial, começou. Cannes realmente se tornou isto, ainda bem!



Fernando Meirelles que apareceu timidamente em ano anterior com o seu "Cidade de Deus", hoje já é celebridade pelo mundo a fora. Seu novo filme baseado do livro de José Saramargo, Ensaio sobre Cegueira, que na adaptação para o cinema virou "Blidness" abriu o festival concorrendo ao grande prêmio.




Blidness é um nome forte, é curto, facil de ser vendido pelas empresas de cinema. E não por menos, a imprensa mundial tem feito criticas consideravelmente boas a favor dessa película. Para citar alguns, o americano “Hollywood Reporter” elogia a versão de Meirelles e a descreve como “uma fábula cruel, política e cerebral”. o jornal inglês “The Guardian”, classifica o trabalho de Fernando Meirelles como “ousado e magistral”. “O cineasta pegou o romance apocalíptico de Saramago e transformou em um suspense cheio de ritmo, que desafia e arrepia”.


E não pára por aí, além disso, tem um elenco internacional, a brasileirissima Alice Braga, o ótimo Gael Garcia Bernal e a excelente Juliane Moore, desta vez loira no filme, só pelo trailler, já deu pra perceber que faz um trabalho magistral como a esposa de um médico no filme e a única imune ao virus da cegueira.


Blidness só será lançado oficialmente em meados de agosto e no Brasil, possivelmente depois disso. O que dizem por aí é que é um filme de sentidos, um prato cheio para críticos e pouco atrativo para o publico pop. Sendo isso ou não, só sei que não vejo a hora de vê-lo na tela grande. Agora é esperar...

Nenhum comentário: