sexta-feira, 15 de agosto de 2008


Bibi Ferreira e "Às favas..."





Como uma boa opção para o fim de semana e um ano depois de estrear no Rio de Janeiro a peça "Às Favas com os Escrupulos" chega à capital federal com elenco diferente da época que iniciou seus espetáculos e eu estava lá para conferir e, claro, em primeira fila! hehehehe.

Barbara Paz, Gracindo Junior e Neusa Maria Faro estão ótimos e posso arriscar que foi uma boa troca incluir Barbara no elenco, já que antes o posto era de Adriane Galisteu. Mas a peça é de Bibi que brilha, ri e empolga com um roteiro de Juca de Oliveira e direção de Jô Soares! Bibi já está pertinho dos 90 e seu vigor preenche completamente o palco. Cada olhar, cada palavra dita - e olha que são muitas na peça! - nos enchem a alma quando encena.

Vamos à
história: Lucila (Bibi Ferreira) e Bernardo (Gracindo Junior) são casados e vivem em harmonia há muitos anos. Ela, professora aposentada, apaixonada pelo marido a quem admira e venera e, ele, Senador da República, parlamentar brilhante e respeitado. O casal possui três filhos e algumas boas quantidades de netos (um deles, Daniel Warren), que não moram com eles mas que aparecem esporadicamente em eventos familiares. Ah, e claro, como poderia esquecer, ainda temos a empregada da familia, Dos Anjos (Neusa Maria Faro) que divide os bons e maus pedaços da vida com Lucila. Tudo vai indo bem até que um dia, Lucila descobre que Bernardo tem uma amante, Brenda (Bárbara Paz - que está turbinada e gostosíssima !), secretária de seu gabinete em Brasília. A descoberta deixa Lucila arrasada e bêbada (esta é a melhor parte!).

A partir desse ponto a historia começa a trama de descoberta e revelações e que surpreende com um final imprevisível.
"Às favas..." é uma crítica aos políticos (aos maus, que fique claro!) com piadas afiadas e que nos deixa às gargalhadas. E não acho que seja demasiada caricatura, pelo contrário, é comedia e das boas! E grande parte de tudo isso é conseqüência da otima interpretação de Neusa Maria Faro com seu estilo telenovela, simpático e abobalhado.

A peça fica em cartaz na cidade até domingo e pode ter certeza que é um ótimo motivo de fechar ou iniciar com chave de ouro uma semana de forma bem leve e descontraída.

Ah, Bibi ainda estará no dia 20, também no teatro nacional, cantando PIAF, imperdível!


Um comentário:

Anônimo disse...

Maurinho, eu achei a peça um saco, um texto péssimo, previsível. Saí de lá jurando que nessa encarnação não vou mais a nenhum espetaculo cujo texto seja do Juca de Oliveira e/ou do Fulvio Stefanini. Sim, a Bibi carrega o espetaculo nas costas. E PIAFF???? ce vai? hehe