segunda-feira, 11 de agosto de 2008


Justice e a garota kill Bill



Falar de novidades é comigo mesmo. E às vezes, até demoro para, pela falta de tempo e correria do dia-dia. Mas com os amigos incentivando, isso fica muito mais fácil. :-)

Por isso, finalmente decidi falar de Justice. O que? Como? Quem? Jusssssss-ti-ce! Sim, Justice! Nunca ouviu falar? Ah, sem problemas aqui vai um guia especial sobre eles.

Justice é uma dupla francesa que lançou oficialmente seu primeiro álbum no ano passado e desde então só tem aumentado o burburinho do trabalho dos caras. Por que? Bem, o som é a junção de batidas pop e eletro, mas pelo mundo afora tem gente que até adiciona a palavra “maximalism”que é justamente um termo que se usa para se identificar uma idéia, neste caso, de um som que é feito para se jogar na pista de dança sem pretensões de análises sem fim, essas coisas. É completamente o contrário do minimalismo...

Nesse mesmo pacote tem um monte de gente como o Digitalism, Simian Mobile Disco, Sebastian, entre outros. Ok, voltando ao Justice...A primeira vez que pude visualmente acompanhar o trabalho da dupla foi assistindo a boa e velha MTV que muitos reclamam. O clipe era D.A.N.C.E e me pegou de cheio porque apresentava algo bem inusitado que são aqueles desenhos saltando das camisetas (confira esse clip clicando aqui) e interagindo com os artistas. Daí em diante tive fascínio total pela dupla, porque para mim a música tem duas identidades: uma é quando ouvimos algo e criamos nossa própria idéia sobre a música e a outra é quando assistimos o clipe com a idéia já pronta mostrada e escancarada de como o artista gostaria que entendêssemos. E Justice me mostrou isso de forma bem original.

D.A.N.C.E foi o primeiro hit que ouvi, mas depois eu descobri que os caras já eram conhecidos pela ótima “never be alone” daí em diante, foi só uma sucessão de afirmações contundentes de que eles se pareciam muito com a outra dupla francesa, o Draft Punk. Mas pode ter certeza que são apenas afirmações sem muito crédito. Eles tem criatividade de sobra pra se firmarem com um som bem diferente e único.

E não é só isso, Justice também já até criou certa revolta a um famoso rapper norte-americano (Kanye West) numa das edições de entrega do Europe Music Awards - EMA , como bem lembrou minha amiga de longa data, Vanessa, a garota Kill Bill, que deixou um incentivo a mais no meu orkut para eu escrever sobre esta dupla. Então, a parada foi a seguinte: Em 2006, após o rapper perder o prêmio de melhor clipe para o duo francês, ele invadiu o palco e não titubeou para falar que ele nunca tinha visto o clipe da dupla e seu clipe que tinha custado milhões de dólares era o melhor e de cara não aceitava perder para a dupla francesa...blablablaaaaaa.

Mas em 2007, também no EMA veio o troco à altura. Justice recebeu novo prêmio pelo seu D.A.N.C.E e, nos agradecimentos soltou um: Obrigado, mas o Kanye West está aí? O público, caiu na gargalhada, claro!

Bem, acho que é isso, falar de justice é muito bom porque é um grupo que traz personalidade e com altas doses de criatividade num mundo cheio de rappers egocêntricos.

Ouça também: DVNO, Genesis, Let there be light e Phantom.

P.S: E aí Kill Bill girl, gostou?


Um comentário:

Anônimo disse...

PERFEITOOOO!!!!
Eu esqueci d comentar, que eu lembro de vc qdo vejo o D.A.N.C.E, uma vez q o Srto. postou algo sobre camisetas com msgs aqui no seu blog... Vc é definitivamente TUDO DE BOM!
Adorei saber + um pouco sobre a banda,q mtos ainda custam a chamá-la com sotaque francês, e acabam falando com sotaque norte-americano, por não saberem de sua história! Um bjo enoooorme!