quinta-feira, 12 de junho de 2008


musica: o cd mais transcendental de ColdPlay


Se alguém entrou aqui hoje procurando um texto especial para o dia dos namorados, é bom não se empolgar tanto! Hehehe. Esse texto só vai chegar amanhã, ok?

O motivo disso tudo: ouvi ontem, cuidadosamente, o novo cd do ColdPlay de nome Viva la Vida or Death and All His Friends. Alguns jornais e revistas especializados já publicaram críticas nada favoráveis ao cd. Mas quem se importa quando se tem um blog mais antenado do que eles?! J

Coldplay foi uma verdadeira revelação quando lançou seu primeiro e fantástico cd chamado Parachutes. As músicas Yellow e Trouble foram hits por anos com um som melancólico e depressivo. Bem, se isso lembrou outra banda inglesa, o Radiohead, já sabe o que estou falando. Mas Coldplay tinha algo a mais, seria as batidas do rock mais marcantes? Ou seriam suas letras muito introspectivas?

Uma coisa ou outra essa banda gerou outro filho, o cd de 2002, A Rush of blood to the Head. Os singles In my place, the Scientist e Clocks, fizeram muito sucesso até 2004 (ainda continua fazendo, só pra deixar registrado!) quando apareceu o X&Y. Daí em diante o som mudou bastante, saiu aquele som roqueiro e ficou o alternativo pop. Qual desses é o melhor? Para mim, teria que ser a junção dos dois, mas o Coldplay está se debandando para outro lado, como se pode ser verificado.

Viva la Vida or Death and All His Friends que estará nas lojas no dia 17 de junho tem sons voltados ao estilo U2, uma identidade mais “Reino Unido”, é só ouvir Lost! e Viva La vida. Já a ótima Cemeteries of London e Strawberry Swing me lembrou em muito o som do Radiohead.

Infelizmente, comparações foram inevitáveis porque o Coldplay se distanciou muito de sua proposta original e tem ido para uma linha quase transcendental. As músicas estão mais calmas, com exceção de Violet Hill (a mais roqueira do cd) e até sem letras! O cd não é ruim, pelo contrário, já tenho as minhas preferidas e garanto que dá uma ótima trilha sonora para uma boa sessão de relaxamento, uma caminhada ou até mesmo para estar em um ambiente para se curtir a dois.

Clique aqui para assistir ao novo videoclip Violet Hill

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa música e tão boa quanto a música é o visual do clip. Ainda não estive em uma garganta de um vulcão, essa história de fogo e gelo me encanta. Boa dica, vou conferir o CD depois, me empresta o seu quando sair heeheh abração

ademar goncalves disse...

muito legal seu blog
bem ativo ne

procurar me inspirar


abraco