Sair com amigos é sempre uma festa e ser for para fazer compras então aí é que eu me divirto mesmo! E foi entrando numa loja em um shopping da cidade que um amigo me pediu dicas para comprar sunga. Saber qual a sunga do momento, dicas de qual o melhor material, o modelo que está sendo a bola da vez no verão é algo que paira na cabeça de qualquer um.
Antes, queria só lembrar o histórico de como a sunga surgiu. O que se sabe é que nos anos quarenta ela foi popularizada por nadadores quando usavam aquele tipo quadrado e mais largo, como um short. A partir daí, nas décadas de 60 e 70 elas começaram a diminuir, chegando nos anos 80 com uma forma de tanga. Alguém agora começou a lembrar das praias do rio de janeiro, Caetano Veloso, Fernando Gabeira usando aquelas minúsculas sungas de dois dedos nas laterais? Pois é, isso não era muito um consenso na época, na verdade elas eram muito pequenas e confesso que também chamavam muito a atenção. Então na década seguinte, 90, a sunga enlargueceu e virou o famoso sungão.
Agora, com o aprimoramento tecnológico elas também ficaram muito mais confortáveis e hi-tech. Ganharam materiais que diminuem a resistência à água, além de, claro, receber dezenas de estampas, das mais esquisitas também, diga-se de passagem.
O problema que nos assola é a famosa dúvida sobre as cores e estampas. O motivo disso é apenas uma: a variedade! Hoje temos a famosa “tye dye” (foto ao lado) que é um tipo de estampa que dá uma personalidade à sunga. A cor primária da sunga se mistura com uma cor secundária dando um aspecto de um pouco mais de brilho ou intensidade à cor. Um outro tipo que ainda persiste são as florais, só que neste verão elas deram espaço às sungas que possuem detalhes com listras e de duas cores. Outra atenção tem que ser dada é sobre a cor da pele de quem vai usar. Já pensou uma pessoa branca usar sunga branca? Não quero nem imaginar, porque possivelmente seria chamado de “o fantasminha nada camarada”. Então o segredo é, se ainda não estiver com uma cor do verão, comece com cores neutras, um preto, uma cinza ou uma azul, essas podem ajudar logo de primeira! Daí é só ir diminuído a cor de acordo com o seu atual nível de bronzeado. Opa, mas não se empolgue comprando as de cor mais claras se antes não verificar que existe um forro bem reforçado nela! As amarelas, brancas e até mesmo as bege podem deixar qualquer um em situação constrangedora, se bem que tem gente que faz questão de afirmar que isso não é uma situação ruim. Vai entender!
Agora, se sua praia não é sunga porque não está em good shape, então caia direto para as bermudas. Ah, se for baixo e gordo, aproveite aquelas acima do joelho, como a da foto. Outra dica, agora valendo para todos: Nada de usar bermuda que não seja de tactel. As de sarja, jeans ou outros materiais ficam pra depois da praia quando já se conseguiu um encontro no fim da tarde com o (a) futuro (a) pretendente.
E aí, vai ter marca de sungão depois?
Nenhum comentário:
Postar um comentário