música brasileira: Cibelle - a reinvenção da MPB
Elis Regina, Nara Leão, Maria Bethânia, Clara Nunes são a marca da música brasileira e tem aberto um leque de sonoridade para cantores no Brasil. Engana-se quem esbraveja dizendo que a Musica Popular Brasileira (MPB) anda capenca, pelo contrário, a MPB tem se transformado num verdadeiro canteiro de novidades, sendo hoje identificada como a era de “novas divas”.
É dentro dessa realidade que descobri novos nomes como Maria do Céu (que tem aparecido na seleta lista da revista billboard entre as melhores cantores do mundo), Mariana Aydar, Bebel Gilberto, Ana Cañas, Érica Machado, Ceumar e Cibelle. Esta última, fui apresentado à sua voz suave e doce, recentemente, e seu segundo e recente álbum de nome inusitado The Shine of Dried Eletric Leaves trazem uma combinação fantástica de sons acústicos (violão, piano, flauta e até berimbau) com sons eletrônicos. Escutar Cibelle é sentir a vontade de estar em casa com um copo de chocolate quente na mão enquanto a chuva bate na janela (mesmo que sozinho), é como ouvir uma boa historia, construindo todos os cenários possíveis que nossa mente possa construir. A primeira música, do cd, Green Grass, é linda, lembra um pouco uma mistura de Bebel Gilberto com Vanessa da Mata, mas todo o aparato musical construído pela cantora deixa a música ainda mais brasileira, algo que vai entrando pelo ouvido não como apenas um convite para ouvir o cd inteiro, mas criando uma necessidade!
Posso aqui falar por horas desse comovente álbum, detalhar faixa por faixa, mas não tem coisa melhor que incitar pessoas a descobrir coisas boas, então, percebi que deixar uma pontinha de curiosidade sobre todo esse cd é a melhor forma, para que quando alguém estiver essa obra prima nas mãos, sentir a mesma vontade que tive de compartilhar com todo mundo esse momento único da música brasileira, agora com cantoras como Cibelle que reinventam as composições a seu modo mantendo aberto o diálogo com o passado sem perder os dois pés no presente e os olhos no futuro.
Assista ao videoclipe - Green Grass clicando na imagem acima.
3 comentários:
tudo bem meu lindoOoo
muito interessante essa matéria e como hoje em dia o MPB esta tão esquecido pela sociedade acho que essa matéria é um otimo insentivo para reavivar as musicas que marcaram o mundo...hoje em dia as pessoas estão mais agitadas curtem mais umas músicas nao sadias tipo funk que faz apologia ao sexo entao parebens por fazer esse trabalho...esta show seu blog...beijosss
oi mauro! se a idéia era criar um clima de curiosidade, então você acertou na medida. Ler esse artigo me fez ficar com vontade de descobrir quem é a Cibelle que atraiu tanto esse blogueiro! Mas em tempos de internet banda larga e programas que acham quase tudo, eu ainda nao achei essa música. Não sei se é politicamente correto fazer isso, mas em todo caso.
abração para você mauro!
pedro
Meu google!
saudade de mais de vc!
amoooooooooooooo
Postar um comentário