segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

TV: " Damages" para quem?

Nos Estados Unidos, desde novembro só se fala na greve dos roteiristas. Ela pegou em cheio não só a quem eles querem atingir (os estúdios de cinema e as empresas de televisão), mas qualquer criatura nesse planeta que acompanha todos os enlatados (as series de tv - como assim é chamada pela imprensa brasileira) incluindo, os filmes.

Só para esclarecer, os grevistas, comandados pelo sindicato “Writes Guild of America” (Associação de Escritores dos Estados Unidos) - WGA, estão exigindo, entre outras coisas, mais ganhos pelas vendas de Dvds das séries de TVs. Daí também acreditam que as produtoras não estão compensando os roteiristas de forma suficiente. Já o outro lado, afirma que tais demandas não correspondem à realidade do setor. Interessante saber é que os Diretores também reivindicaram recentemente o mesmo e, conseguiram!

Brigas à parte, uma coisa já está acontecendo: minhas séries favoritas estão terminando suas temporadas antes do tempo ou estão com as gravações paralisadas. Desperate Housewives, Heroes, Lost, Ugly Betty e Prison Break são só alguns que eu posso citar no momento.

Se bem que isso tudo nos atinge de forma retardatária, porque o que é exibido por aqui tem a diferença de seis meses ou mais para alguns shows de TVs já exibidos nos EUA. Um exemplo é a série Damages (tradução: perdas, danos), que vai estrear em terras brasileiras (canal AXN) em fevereiro deste ano e tem se tornado um grande hit nos EUA, tanto, que até foi indicada a 4 (que eu tenha contado) Globos de Ouro, festa esta, cancelada devido à greve.

Damages é um thriller de teor jurídico com Glenn Close no qual ela encarna uma advogada, eu diria, meticulosa. mas posso estar enganado! Assisti ao primeiro episódio da primeira temporada que só possuem 13 no total e confesso que me deixou empolgado! Ela merece todos os créditos positivos na série, sem falar que o roteiro parece ser bem amarrado e prende a atenção focada nos subornos, manipulações, intrigas e vinganças. Você deve achar que já viu essa história... mas, pode ter certeza que não!
E enquanto esta série não chega, o que nos resta mesmo é continuar pagando para revermos reprises sem fim dos shows que beiram ao cancelamento ou morte súbita, porque diante de toda essa confusão, damages, ou melhor, os “danos” no final das contas, são para, ninguém mais e ninguém menos que nós, os espectadores, onde quer que estejamos.
OBs: Veja o trailer de Damages clicando na figura.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom esse item do seu blog que fala a respeito da greve dos roteiristas... você esclareceu muito bem... parabéns!

André