musica: Será o ano das inglesas?
Definitivamente, este ano de 2008 vai ficar marcado por duas cantoras inglesas, ou melhor, galesas, se assim preferir. Leona Lewis e Duffy despontam no mercado fonográfico como revelações do Pop e do Soul Pop retrô, respectivamente.
Leona Lewis de 24 anos foi a vencedora do programa musical The X Factor no final de 2007, uma espécie de
Américan Idol na terra da rainha. Seu single de trabalho “Bleeding Love” já é o primeiro na lista da Billboard e líder de downloads no Itunes. O álbum Spirt que traz esse single é primeiro lugar em países da Ásia, Europa e norte da África. O melhor de tudo é que com a informação totalmente interligada por rede de internet, satélites e tudo mais e com um marketing pop pesado, tornam as coisas mais fáceis para cantoras de talento como ela. Após ser descoberta em canal de TV estrangeiro, bastou alguns meses para ela chegar ao topo do sucesso, que a deixa equiparada com cantores que estão há longo tempo na estrada. Seria reflexo de uma nova cultura mundial em que se busca do novo continuamente? Pode até ser, mas isso não me faz excluir seu talento musical.
Ouvi Spirit e gostei realmente, som pop, voz forte, letras românticas. As faixas bleeding Love, Footprints in the Sand, A moment like this, são mais que provas disso!
Outra revelação que está aparecendo nas listas de sucesso é Duffy. Essa loira, de 23 anos, com uma voz que lembra artistas da década de 60 e 70 usa e abusa desses atributos para confirmar uma tendência totalmente retrô já iniciada pela Amy Winehouse.
Duffy estréia com o álbum “Rockferry” e foi lançado há pouco mais de um mês, e o single “Mercy” é primeiro lugar no Reino Unido, Irlanda, Alemanha e, claro, sucesso no Itunes.
Depois que ouvi esse single, fui batalhar pelo cd mas descobri que no Brasil só chega no mês de maio pela Universal, mas o que seríamos de nós sem a internet nessa hora! Realmente, encontrei preciosidades, as faixas, em especial, “Serious”, “Scared”, “Hanging On Too Long”, “Sleeping Stone” trazem uma qualidade sonora fantástica, com grooves ótimos e não é tão difícil compará-la a Aretha Franklin.
O vídeoclip de Mercy já está no youtube e vale a pena dar uma conferida e perceber que além de uma voz ótima tem uma beleza que lembra nada mais e nada menos que Brigitte Bardot em seus tempos áureos. Sucesso mais que garantido! Click aqui para assistir.